Inovação Incremental e Disruptiva: quais as principais diferenças?


Uma das premissas básicas do empreendedorismo é a inovação. E, no mundo dos negócios, as rodas de discussão cada vez mais trazem à tona os conceitos de inovação incremental e inovação disruptiva. Você sabe diferenciar esses termos?
É interessante conhecer os riscos e oportunidades relacionados a cada tipo de estratégia inovadora. Se você pretende aprimorar os resultados da sua empresa, confira esse artigo e entenda o que é inovação incremental e disruptiva!

O que é inovação incremental?


Em palavras simples, a inovação incremental é o aperfeiçoamento de algo que já existe. Ela configura um avanço tecnológico sem que haja alteração das características básicas do objeto evoluído — seja ele um produto, serviço ou processo.

A inovação incremental não visa romper paradigmas ou agregar funcionalidades aos antecessores. Trata-se de uma melhoria contínua, cujo objetivo é aprimorar as soluções e práticas desenvolvidas pela organização.

Um bom exemplo são as lâmpadas de LED. Elas apresentam um progresso em relação às lâmpadas fluorescentes, que, por sua vez, consistem em uma evolução das incandescentes. Nesse contexto, podemos dizer que houve dois casos de inovação incremental — caracterizada por melhorias no desempenho e na durabilidade das lâmpadas.

O que é inovação disruptiva?


A inovação disruptiva pode ser caracterizada como uma invenção (ou novidade) de valor agregado. Ela pode qualificar qualquer produto, serviço ou processo cujo intuito é gerar um novo mercado e desestabilizar a concorrência.

O termo foi idealizado por Clayton Christensen, professor de Harvard, e se refere a uma inovação cada vez mais rara. As soluções disruptivas atendem a necessidades não exploradas até o momento, gerando rupturas com a indústria e o mercado atual.

A energia a vapor, o automóvel e a internet são exemplos clássicos de inovações disruptivas. Porém, ela pode ocorrer em escalas menores, como foi o caso da Apple com alguns de seus lançamentos — como o iPod, o iPad e o Apple Watch.

Leia matéria completa aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas