A nova visão do Mix de Marketing
Todo graduado em marketing, com um curso técnico na área, bons administradores até mesmo aqueles que vivem o marketing todos os dias, conhecem, os famosos 4 Ps do Marketing, pelo menos já deve ter lido vários textos, artigos e suposições sobre o que significam e sobre seu valor.
Me arrisco a dizer que seu real valor não está nem no marketing, mas sim para falarmos de negócios de uma forma geral. Esse não é mais um texto falando sobre os antigos 4 Ps de Marketing. Calma, antigos?
Sim, o mundo está cada vez mais competitivo e o mercado tem que se reinventar para aqueles que querem continuar vivos e, escolher de forma correta, como mostrar seu produto ou serviço e como trabalhar isso da melhor forma.
Forma essa que vende mais, que seu público irá receber melhor, que resolve um problema da sua persona e que faz ela se conectar com você.
Os 4Ps do Marketing
Os 4 Ps do Marketing também conhecidos como Mix de Marketing ou Composto de Marketing. São os pilares básicos de qualquer estratégia. Ou seja, se você não quiser fazer mais nada, o que você precisa ter em mente, no mínimo, sobre seu produto ou serviço, distribuição e conceito?
Os 4 Ps do Marketing são: Produto, preço, praça e promoção. Apesar de parecer óbvio, vamos mostrar o que cada um quer dizer e como podem ser utilizados.
Produto
O que eu quero vender? O que eu estou realmente entregando para o meu cliente? Mas mais do que isso, é preciso entender e definir o que será entregue nesse produto ou serviço:
- O conceito dele
- Quais as funções que ele deve desempenhar
- Como ele é fisicamente, com o que ele se parece
- Como o cliente pode utilizá-lo
- Qual o nome dele
O produto é aquilo que se vê da empresa. Todas as outras coisas são importantes, mas o produto determina o sucesso ou o insucesso do negócio.
Ou seja, seu público precisa daquilo que você tem a oferecer? Porque se não precisar, rapidamente você será esquecido.
Mas se você tiver um produto ou serviço forte, uma entrega diferenciada e isso resolver o problema de alguém, ai sim você pode ter uma mina de ouro nas mãos.
Uma vez com o produto definido, você pode pensar nos outros pilares abaixo.
Preço
Nada mais nada menos do que o quanto você vai cobrar pelo produto que irá entregar para seu cliente.
Porém esse P não é apenas o valor monetário, e sim o valor agregado, perceptível, de marca.
Saber quanto ele custa para ser produzido, quanto ele vai custar para ser entregue, quanto ele custará para ser vendido é importante. Assim como saber quanto as pessoas estariam dispostas a pagar por ele.
Afinal, não adianta nada entregar um produto super legal, mas que as pessoas não vêem um valor tão grande e não estão dispostas a pagar por ele.
O valor percebido é desenhado em todos os outros pilares. Saber o que é, como ajuda sua persona, como você o distribui, fazem total diferença nessa percepção.
Praça
Praça é a colocação do seu produto ou serviço no mercado. Ou seja, como seu cliente chega até você.
É importante saber onde seu público mora e consome esse produto, em quais estabelecimentos ele vai normalmente, se prefere comprar online ou nas lojas físicas e outras questões particulares sobre a distribuição e consumo.
Não adianta você ter uma loja enorme quando na verdade seu público compra pela internet.
Da mesma forma que não adianta você vender, por exemplo, sua marca de roupas em uma loja de departamento quando você quer atingir pessoas de classe A.
Promoção
Promoção de um produto, no conceito dos 4Ps, não significa uma liquidação ou desconto.
Promoção está diretamente ligada ao marketing dele e como ele será promovido. Em linhas gerais, como esse produto chegará até seus compradores.
Para isso podemos pensar em responder perguntas como, quais os melhores canais de consumo, os melhores pontos de venda, os melhores meios para divulgar a marca.
Para responder a essas perguntas você precisa pensar no seu público alvo e entender como ele gostaria de saber sobre o produto e como ele o consome.
Você verá no final desse artigo, a importância de usar o marketing digital corretamente para isso. Usar as redes sociais para se promover e chegar até esse potencial cliente.
Como os 4Ps do Marketing surgiram
Esse conceito foi criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido pelo grande professor de marketing, Philip Kotler.
O que ele queria com a definição desses quatro grandes pilares foi mostrar porque algumas marcas são mais caras que outras, porque algumas vendem mais que outras e porque algumas são melhores promovidas do que outras.
Tudo se resume a: quem sou eu, qual é meu produto, onde estou e onde quero chegar.
Se você pensar de uma forma bem lógica para os 4Ps é: definir o produto, onde achar, quanto custará e como chegará aos ouvidos da minha persona.
Depois de Kotler e McCarthy, ouvimos muitos comentários sobre novos Ps que deveriam ser adicionados. Principalmente quando se pensa em um mundo cada vez mais conectado e exigente.
A necessidade de ter mais Ps
Para garantir a definição de um plano de marketing cada vez mais completo e integrado, outras questões além dos 4Ps deveriam ser levadas em conta.
Garantir que o que estou colocando no mercado chegará até meu público alvo e será consumido por ele é muito mais do que simplesmente falar de praça, promoção, preço e produto.
Atualmente a metodologia dos 8Ps do Marketing é a mais usada no Brasil e é reconhecida internacionalmente.
Algumas universidades por aqui já ensinam esse método em detrimento dos antigos 4Ps.
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