4 dicas para o monitoramento de TI
Cada vez mais, a Tecnologia da Informação (TI) tem exercido um papel estratégico dentro das empresas, garantindo uma gestão eficiente e com foco na produtividade e crescimento do negócio. Uma das ferramentas mais importantes dentro dessa gestão é o monitoramento de TI.
Monitorar nada mais é que observar, analisar e perceber qualquer alteração anormal nos processos internos, que, em TI, pode indicar a lentidão ou até indisponibilidade de um sistema e outros serviços imprescindíveis para a empresa, prejudicando suas atividades e impactando na sua produtividade.
Diante da importância do monitoramento dentro da estratégia de TI, conheça neste post 4 dicas para monitorar seus processos internos com mais eficiência.
1. Defina quais as KPIs mais importantes para o negócio
KPIs (Key Performance Indicators) são indicadores utilizados para medir o desempenho dos processos de uma empresa.
Ao traçar a estratégia de monitoramento de TI, é importante definir quais são as KPIs mais importantes para o negócio e começar por elas. Não é necessário monitorar tudo de uma vez e ao mesmo tempo, desde que os processos mais relevantes para a empresa estejam sendo monitorados.
Comece identificando o que é mais importante para o negócio e, assim, o alinhamento da TI com a empresa acontecerá naturalmente e será mais fácil aumentar as ações e os itens monitorados.
2. Trabalhe com métricas e estatísticas para melhorar o monitoramento de TI
O monitoramento de TI deve seguir métricas preestabelecidas, baseadas na atividade e funcionamento de hardwares e softwares em diferentes condições.
A partir do momento em que você tem métricas bem definidas, é possível comparar medições subsequentes e obter estatísticas que determinam quais as condições de desempenho dos seus servidores.
Além disso, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado que podem trazer dados e traçar estatísticas sobre a real situação do seu sistema. Com números e dados gráficos sobre diferentes parâmetros dos seus servidores, fica mais fácil identificar problemas.
Leia matéria completa aqui!
Comentários
Postar um comentário