A PRIMEIRA MÁQUINA PROGRAMÁVEL



Em todas as máquinas e mecanismos citados, todas as operações já estavam previamente programadas, não sendo possível inserir novas funções ou progamações. contudo, no ano de 1801, o costureiro Joseph Marie Jacquard desenvolveu um sistema de programação.

As indústria de Jacquard atuavam no ramo de desenhos em tecidos, tarefa que ocupava muito tempo de trabalho manual. Vendo esse problema, Joseph construiu a primeira máquina realmente programável, com o objetivo de recortar tecidos de forma automática assim reduzindo a interação humana.

Conhecido como Tear Programável, ele aceitava cartões perfuráveis com entrada do sistema. Dessa maneira, Jacquard Perfurava o cartão com o desenho desejado e a máquina o reproduzia no tecido. a Partir desse momento, muitos esquemas foram influenciados pelo tear, incluindo o que vamos ver abaixo.

A MÁQUINA DE DIFERENÇAS E O ENGENHO ANALÍTICO


No ano de 1812, foi publicado um artigo cientifico que prometia revolucionar tudo o que existia até então no ramo do cálculo eletrônico. O seu autor, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) de forma muito simples. Esse projeto possuía o nome de Máquina de Diferenças.





Houve um grande boom na época por causa disso, pois as ideias aplicadas no projeto estavam muito á frente o seu tempo. Devido a limitações técnicas e financeiras, a Máquinas de Diferenças só pode ser implementadas muitos anos depois.

Após um período, no ano de 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamada de Engenho Analítico (Máquina Analítica). Ela aproveitava todos os conceitos do Tear Programável, como o uso dos cartões. Além disso, Instruções e comandos também poderiam ser informados pelos cartões, fazendo uso de registradores primitivos. A precisão chegava a 50 casas decimais. 

Porém não pôde ser implementada naquela época, pelo mesmo motivo de limitações técnicas e financeiras. A tecnologia existente não era avançada o suficiente para a execução do projeto. Contudo, a contribuição teórica de Babbage foi tão grande que muitas de suas ideias são usadas até os dias atuais.

Comentários

Postagens mais visitadas