Teoria das restrições: entenda como utilizá-la nos processos de TI


    Um dos maiores desafios para aumentar a eficiência nos setores de TI é identificar gargalos e buscar soluções. Isso se aplica não só na área de desenvolvimento e otimização de software, como também na configuração de redes e na gestão de pessoas, os principais pontos para alcançar uma estabilidade e um melhor desempenho do setor.
    Mas como tornar mais fácil eliminar esses gargalos? É aí que entra a teoria das restrições, uma metodologia desenvolvida na área de gestão para ajudar empresas a acabar com aquilo que restringe o seu crescimento.

    Quer saber como aplicar a teoria das restrições ao setor de TI? Acompanhe o post de hoje!

    O que é a teoria das restrições?

    A teoria das restrições foi elaborada por Eliyahu M. Goldratt em 1984, no livro “A Meta”. A proposta é ajudar empresas a usar de pensamento sistêmico, lógica e metodologia científica para fazer mudanças na sua gestão.

    Para isso, a teoria propõe que se identifique o recurso com a capacidade mais restrita, que seria o principal obstáculo para alcançar o objetivo do sistema, que, no caso, é o setor de TI. Essa é uma 5 etapas de foco do processo de melhoria contínua, um dos elementos mais importantes da teoria. A seguir, vamos explicar quais são as etapas e como aplicá-las ao setor de TI.

    1. Identificar a restrição

    O primeiro passo é identificar a maior restrição do sistema atualmente. A teoria descreve três principais pontos de gargalo: equipamentos, recursos humanos e normas. No caso do setor de TI, isso pode ser um servidor ineficiente, uma falha de qualificação da equipe, a falta de governança de TI ou a ineficiência da política de segurança da informação.

    Para identificar a falha, pode-se recorrer a testes, processos de auditoria e, em alguns casos, consultorias profissionais.

    2. Explorar a restrição

    Como a teoria das restrições tem como um de seus pilares uma visão sistêmica, é importante explorar a restrição para encontrar soluções que não criem problemas para outras áreas. Ou seja, esse é o momento de achar formas para colocar a restrição a favor do sistema, no caso, o setor de TI. Algumas soluções para problemas comuns são:
  • Realocações de recurso;
  • Estímulo a processos de capacitação;
  • Reformulações das normas;
  • Investimento em otimização de software.
Leia matéria completa aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas