Desde a década de 80, as redes de computadores vêm ganhando importância e hoje já estão em praticamente todos os lugares. Seu impacto atinge todas as esferas das nossas vidas e nós interagimos diariamente com elas: das chamadas telefônicas aos serviços bancários, passando pelas compras no supermercado e pelo uso de mapas no celular.

Essas redes ganharam complexidade e hoje conectam dispositivos diversos (servidores, roteadores, switches e outros), melhorando a distribuição do poder computacional e o compartilhamento de recursos. São elas que permitem o acesso a ferramentas digitais e à internet, bem como o uso de serviços críticos. Isso as torna mais sujeitas a riscos, ameaças e erros.

Dimensionamento correto


Se os recursos da rede não estiverem dimensionados corretamente, por exemplo, a rede pode ficar sobrecarregada, o que afetará a qualidade de acesso aos serviços (como armazenamento remoto, nuvem e outros) e a confiabilidade do sistema.

Quando a rede de uma empresa fica inativa, todos os departamentos são atingidos direta ou indiretamente. Por isso, redes de computadores que envolvem sistemas críticos devem estar em ambientes virtuais confiáveis e seguros e serem constantemente monitoradas para garantir um bom desempenho e evitar situações que prejudiquem sua operação.

É fundamental, portanto, estar atento ao seu funcionamento. E é exatamente isso que o monitoramento de rede faz: fica de olho no sistema para saber como ele está se comportando durante o uso. Assim, é possível garantir que a rede funcione corretamente pelo maior tempo possível, com menor frequência de erros.

Monitoramento de rede: a melhor prevenção


O monitoramento de rede ajuda a prevenir problemas e garantir a disponibilidade de serviço para os usuários de forma mais eficiente. Ele consiste em uma série de rotinas que melhoram o uso de recursos, rastreiam falhas e aumentam a qualidade das conexões. É, portanto, indispensável para a manutenção do sistema de TI de uma empresa.

Se for automatizado, o monitoramento de rede permite que os responsáveis pela TI sejam informados sobre falhas no sistema assim que elas acontecerem. Em caso de necessidade, a equipe poderá solucionar um problema imediatamente, diminuindo o tempo de resposta a falhas. E o melhor: o custo de manutenção cai, pois a equipe conhece o desgaste dos equipamentos e trabalha para evitar que a rede opere no limite de sua capacidade.


Leia matéria completa aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas