Entenda a importância da segurança da informação para um CRM
A adoção de uma solução CRM (Customer Relationship Management) potencializa os canais de atendimento e de relacionamento de uma empresa com o seu público, o que se traduz em maiores índices de satisfação e de resolução de problemas dos clientes. Todavia, muitas organizações se esquecem de um ponto vital no trato dessa ferramenta: a segurança da informação.
É importante estabelecer procedimentos de segurança da informação e segurança em TI para garantir a confidencialidade dos dados processados em um CRM, bem como a integralidade e confiabilidade deles. Caso contrário, os danos aos canais de interação com o público podem ser amplos, prejudicando o desempenho dos setores de marketing, vendas, atendimento e, consequentemente, a empresa em si.
Qual a necessidade de se ter uma segurança especializada para esse segmento?
Nos bancos de dados dos sistemas CRM ficam armazenados históricos de interações com os consumidores, como mensagens trocadas, dúvidas atendidas, solicitações, etc. Também são guardados cadastros, informações de contatos e análises para se conhecer melhor o perfil dos clientes, atender novas demandas e até prever hábitos de consumo.
Portanto, qualquer falha nesses arquivos ou na própria ferramenta pode trazer sérios problemas na interação com o público, gerando atendimentos deficitários e aquém das expectativas dos clientes. Isso sem falar em toda a dor de cabeça gerada caso dados confidenciais de consumidores vazem por conta de ataques cibernéticos, ou com todo o retrabalho dos funcionários tendo de organizar informações de leads, prospects e clientes especiais devido à perda de arquivos.
Por isso, é fundamental implementar uma política de segurança da informação para proteger o CRM organizacional. Ela deve ser pautada na proteção dos dados, usando criptografia, antivírus, processos de validação e verificação de acessos e na recuperação de arquivos em caso de panes ou falhas de software/hardware, incluindo ferramentas de backup e de restauração de dados.
Também é importante procurar uma empresa especializada em segurança da informação para prestar serviços de proteção de dados, suporte e orientação.
O que a segurança da informação garante para os gestores?
Para os gestores, a segurança da informação assegura as estratégias baseadas em relacionamentos com os clientes, especialmente os das áreas de vendas, marketing e atendimento. Dessa forma, sempre que for preciso tomar decisões importantes para o negócio, eles poderão contar com o poder de processamento da sua ferramenta CRM para lhes entregar os dados estratégicos e relatórios necessários.
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