Veja como garantir a segurança para a sua gestão de rede wireless
Redes Wi-Fi já fazem parte do mundo corporativo há alguns anos. Elas permitem que empreendimentos incorporem à sua infraestrutura dispositivos mobile, notebooks, dispositivos da Internet das Coisas e uma série de equipamentos que se conectam por meio de uma rede wireless. Assim, a companhia consegue ter uma infraestrutura convergente e altamente conectada.
No entanto, para que o negócio consiga criar um ambiente com alto compartilhamento de dados por meio de conexões sem fio, uma série de medidas de segurança devem ser adotadas. Conheça-as no nosso post de hoje!
A importância da rede wireless corporativa
A rede wireless corporativa tem desempenhando importante papel em negócios que buscam uma rotina de trabalho mais conectada e convergente. Hoje, por meio de conexões Wi-Fi, empreendimentos conseguem integrar um número maior de dispositivos às suas rotinas e, ao mesmo tempo, melhorar os seus fluxos de trabalho. Isso dá à empresa a capacidade de ser mais competitiva conseguindo atender clientes com mais agilidade.
Dispositivos da Internet das Coisas podem ser integrados à infraestrutura interna. Termostatos inteligentes, por exemplo, conseguem diminuir os gastos com ar-condicionado modificando a temperatura ambiente conforme padrões previamente definidos.
Já o uso de smartphones, tablets e notebooks torna-se mais simples e prático. Tais equipamentos se mantêm conectados à web em todo o empreendimento, permitindo que funcionários tenham acesso ágil a dados relevantes sempre que for necessário. Isso é crucial para a otimização dos processos internos em médio e longo prazo.
Os padrões de Wi-Fi disponíveis atualmente
Toda rede wireless possui um padrão de sinal. Hoje, eles são definidos por meio da norma IEEE 821.11 (desenvolvida pelo IEEE – Institute of Electrical and Electronics Engineers). A norma técnica foi criada em 1997 e desde então se dividiu em 16 padrões diferentes, sendo estes os cinco mais populares:
IEEE 821.11a: utiliza frequências entre 5 GHz e 6 GHz e pode transmitir até 54 Mbit/s.
IEEE 821.11b: trabalha em uma frequência de 2.4 GHz e envia dados a 11 Mbit/s.
IEEE 821.11g: também trabalha na faixa de frequência de 2.4 GHz, mas com a capacidade de enviar informações em até 54 Mbit/s.
IEEE 821.11n: utilizando várias antenas, este padrão pode enviar dados com velocidades entre 54 Mbit/s e 600 Mbit/s em frequências de 2.4 GHz e 5 GHz.
IEEE 821.11ac: trabalhando com 5 GHz, este padrão pode enviar informações em uma velocidade máxima de 6.77 Gbit/s.
Em termos de alcance, frequências menores tendem a atingir um raio maior. Por outro lado, uma rede wireless que trabalha a 5 GHz pode enviar dados a velocidades superiores com maior velocidade e, por ser um padrão menos popular, sofre com menos interferências de outras redes.
Leia matéria completa aqui.
Comentários
Postar um comentário