As redes sociais podem auxiliar na construção de uma marca?
“Os dias de a empresa decidir o que a marca é e como ela vai divulgar sua imagem e suas mensagens já acabaram. Hoje, quem define uma marca é seu consumidor” afirma o pesquisador Mike Dover no seu livro Wikibrands. Atualmente as empresas podem até não ter perdido totalmente o controle sobre como são vistas. Mas, definitivamente, com a popularização das redes sociais esse processo se transformou, no mínimo, numa via de mão dupla.
Podemos observar nos espaços das redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ambientes cheios de oportunidades e de desafios. Para Marcos Sgarbi, especialista de marketing digital da 3M, o primeiro passo é se preparar muito bem antes de querer usar uma rede social como estratégia para construção de marca.
“Além da necessidade em se criar conteúdos interessantes e relevantes para sua audiência, é fundamental ter uma ótima estratégia e capacidade para gerenciar a comunidade. Ao entrar numa rede social, não só o conteúdo importa, mas a forma como você presta o atendimento a esses usuários.”, afirma Marcos.
A estratégia de sucesso
Todos devem estar se perguntado quais são os principais pontos para uma estratégia bem sucedida em mídias sociais? Segundo Marcos Sgarbi o primeiro passo é definir com clareza os objetivos. “O que você quer atingir. Se não souber claramente o que busca, nunca vai conseguir medir sucesso de suas ações. Saiba o que quer, aonde quer chegar. O que você espera do seu público, que mensagem quer construir”, explica.
“Outra coisa é conhecer bem seu público. Sabendo bem quem é ele, você vai conseguir identificar seu perfil e o canal que ele está presente e interage. Outro ponto é mensurar os resultados ação por ação. Hoje, há uma métrica específica para cada post que é feito nos canais oficiais da 3M. Não pasteurizamos as métricas em somente likes, shares e comentários. Por exemplo, se meu objetivo é fazer com que um usuário entenda sobre uma tecnologia da 3M e essa só aparece no segundo 12 de um vídeo, preciso monitorar quantas pessoas chegaram a ver pelo menos a este ponto. Se não passou por isso, não cumpriu o objetivo da peça.”, explica Marcos.
Leia matéria completa aqui.
Comentários
Postar um comentário