[POST ESTENDIDO] Qual a importância do monitoramento de redes?

As redes de computadores estão ficando cada vez maiores e mais complexas, exigindo das organizações uma atenção especial com aspectos antes praticamente inexistentes. Hoje, há um alto nível de integração entre dispositivos, tornando o acompanhamento do funcionamento e da disponibilidade de todos os itens um ponto crucial para o sucesso de qualquer empresa.
Foi a partir dessa possibilidade que surgiu o conceito de monitoramento de redes — o qual podemos definir como uma forma mais abrangente do gerenciamento de redes. Mas qual é a importância, para a sua companhia, de fazer esse acompanhamento?
Se esta é a sua dúvida, recomendamos a leitura deste artigo, no qual mostraremos o quão importante é o papel exercido pelo monitoramento e quais são os processos necessários para realizá-lo corretamente. Pronto para começar?

A importância do monitoramento de redes

Hoje, encontramos dentro das organizações um alto volume de dispositivos de diferentes fabricantes. E isso torna o gerenciamento mais complexo e complicado.
Tal diversidade de fornecedores, bem como o alto volume de dispositivos dentro da organização, tornou a estruturação e a implementação grandes desafios para qualquer equipe de TI. Isso ocorre porque é necessário conhecer todos os pontos fortes, assim como seus aspectos mais críticos, para que o responsável tome decisões que não tornem sua rede vulnerável.
Quando pensamos em monitoramento, o principal intuito é maximizar a eficiência e a produtividade de uma ou mais redes, além de mantê-las estáveis. Ao desenvolver um plano para realizá-lo, é necessário ativar funções que possibilitem o controle total da rede e de seus serviços, fornecendo mecanismos de análise e de controle de seus dispositivos e recursos.
Não apenas os ativos de redes, mas os dados também devem ser monitorados, evitando perdas por motivos de segurança ou falhas no sistema. Entretanto, sem uma ferramenta adequada para monitoramento, não é possível diagnosticar a sobrecarga na rede ou o mau dimensionamento de dispositivos, entre outros incidentes que podem ocorrer e ocasionar perdas de produtividade aos usuários.
Com a diversidade de dispositivos dentro de uma rede, podemos encontrar inúmeros problemas cujos gerenciamentos requerem uma estrutura bem definida. Aliás, muitas vezes pensamos que nossa estrutura está bem definida e livre de falhas, mas há casos em que as ferramentas de monitoramento escolhidas não atendem a toda a gama de serviços e de infraestrutura de TI.
E, para suprir tal carência, é necessário outro mecanismo de monitoramento. Como você pode ver, vários fatores são levados em consideração quanto à atividade de monitoramento e gerenciamento de redes.

Comentários

Postagens mais visitadas