Dicas para fazer um bom posicionamento de marca
Não basta ter apenas um bom produto e preços atrativos, pois se a marca não ocupar uma boa posição no mercado, corre o risco de ficar sem o número de clientes desejado.
Como os clientes veem a marca e, principalmente, como se lembram dela são atitudes que têm total influência nos resultados do negócio.
É por isso que existe o posicionamento de marca, o qual deve ser levado a sério se o objetivo é ter sucesso. Quer saber como fazer um bom posicionamento de marca? Então continue acompanhando!
O que é um posicionamento de marca?
O posicionamento de marca é o conjunto de ações e técnicas que constroem a percepção da marca dentro de um nicho de mercado e em relação aos consumidores.
Uma grife, por exemplo, só é reconhecida como sendo uma opção de luxo não pelo seu preço, mas, sim, pelo seu posicionamento.
Basicamente, o posicionamento é uma forma de gerar diferenciação de uma determinada marca em relação às demais, fazendo com que ela crave o seu espaço por meio de determinada visão transmitida para os clientes.
Com isso, nada mais é do que o espaço que a marca ocupa na mente do cliente, adotando determinadas características.
Uma marca que se posicione como líder de mercado, por exemplo, assim o faz porque ocupa ou deseja ocupar a primeira posição na mente do cliente.
Por que fazer?
O fato é que muitas empresas abrem mão de realizar um posicionamento adequado porque acreditam se tratar de uma etapa dispensável. Com isso, perdem a oportunidade de aproveitar vantagens como:Criação de vantagem competitiva
Se o posicionamento de marca é responsável por estabelecer uma diferenciação de mercado, é natural que ele traga para a empresa uma vantagem competitiva.
Quando o posicionamento é bem estruturado e bem executado, o resultado é que o negócio ganha um destaque extra em relação aos demais.
Na hora de decisão de compra, os clientes percebem muito mais facilmente a marca com um bom posicionamento, levando a resultados melhores.
Aumento das vendas e da fidelização
Essa melhoria de resultados, inclusive, está diretamente ligada ao aumento de vendas e fidelização. Com mais destaque no mercado, a marca atrai mais clientes, gera mais oportunidades de negócio e converte mais.
Além disso, o posicionamento geralmente é feito em um nicho menor, o que fortalece os laços entre consumidores e empresa.
Com um posicionamento consistente e reforçado, o resultado é o ganho em fidelização.
Clientes fidelizados normalmente oferecem indicações para outros clientes, levando ao ciclo positivo de aumento de vendas e de fidelização.
Comentários
Postar um comentário