A estratégia de marketing por trás das 'viaturas decorativas' do DF
A Polícia Militar do Distrito Federal, recentemente, adquiriu 145 novos carros para o policiamento das ruas do DF, entretanto, há uma ressalva na entrega: os novos carros - avaliados em cerca de R$ 100 mil - devem ficar em "pontos de exibição" e não vão atender as chamadas do 190.
Apesar do absurdo, é preciso ver que o investimento de mais de R$ 14 milhões é, na verdade, um investimento na presença de mercado do governo distrital.
Não é só estar na rua, mas a polícia da capital do Brasil precisa estar bonita, afinal um documento interno da corporação diz que os policiais que estiverem com os novos carros, devem "se atentar à postura e compostura, primando pela boa apresentação individual e coletiva, seja quando dentro ou fora da viatura".
Os carros também devem ficar em locais visíveis e sempre com o "rotolight" aceso (aquela luz que acompanha a sirene no teto do carro). E os policiais nessas viaturas de quase R$ 100 mil só podem atender casos que estejam na vista dos policiais ou quando as pessoas os abordarem.
Isso mesmo não tá fácil ser cidadão no Distrito Federal. O governo está se utilizando da estratégia de posicionamento para transmitir "boa sensação de segurança" à população e mostrar que a polícia está na rua.
Não apenas os profissionais de marketing sabem que é preciso ter uma presença de marca forte no mercado para que seu nome não seja esquecido - e venda mais.
Brasília é sempre pautada em notícias que correm o mundo por conta da sua importância administrativa para o Brasil e, por isso, concentrar a cúpula política, econômica, estratégica e ministerial, além de ser a terra das embaixadas e consulados no país.
"Ficar bonito na foto" é sempre bom e necessário para passar a "sensação de segurança" pretendida pela PM do Distrito Federal, mas um plano de estratégia em Marketing que não apresenta resultados... é um belo tiro no pé.
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