Saiba como aplicar os processos de gerenciamento SCRUM?
Os processos de gerenciamento SCRUM são mencionados mais frequentemente por desenvolvedores do que qualquer outra metodologia ágil. Você pode até ouvir falar em XP, FDD e uma série de outros métodos Agile, mas nenhum é tão popular quanto o SCRUM.
Mas, afinal, o que há de tão especial nesse método que o torna a escolha óbvia em muitas empresas? No artigo de hoje você descobrirá a resposta para essa pergunta e entenderá como aplicar os processos de gerenciamentoSCRUM. Confira:
Por que gerenciamento SCRUM?
Se você fizer uma rápida pesquisa no Google, conseguirá descobrir a popularidade desse método, e alguns motivos que a justificam. O primeiro deles é que o SCRUM é baseado na simplicidade. O segundo é que sua técnica não se limita ao desenvolvimento, uma vez que é uma ferramenta para o gerenciamento de projetos.
Isso torna o SCRUM diferente dos outros métodos Agile e mais completo. Adicionalmente, faz com que seus entusiastas o utilizem para tudo, desde a construção de um novo software ao lançamento de uma marca.
A verdade é que as equipes são capazes de produzir melhor e mais rápido sob o SCRUM do que sob outros modelos de desenvolvimento. Como isso acontece? Veja a seguir.
Como SCRUM funciona?
No gerenciamento SCRUM, o backlog do produto define sua visão enquanto o backlog de lançamento define seu objetivo e o backlog de sprint define as tarefas detalhadas e granulares necessárias para completar o sprint atual.
Essa estratégia de dividir para conquistar faz com que times possam se concentrar em tarefas pequenas durante cada sprint, sem ficar atordoados com a complexidade do projeto como um todo. Ao mesmo tempo, essa complexidade está sempre muito bem definida no horizonte.
SCRUM Master
O SCRUM é guiado por um líder, uma pessoa com a certificação de SCRUM Master. Esse mestre é quem tem a responsabilidade de eliminar distrações e garantir o foco da equipe. Mais focada, ela faz entregas melhores e mais pontuais.
A metodologia também divide em vários pedaços o tempo que um colaborador deverá dedicar a um projeto, estabelecendo critérios para que uma execução seja considerada aceitável. Isso ajuda a manter toda a equipe concentrada.
Autonomia
Ao longo da execução de um sprint, qualquer membro da equipe pode pegar para si qualquer tarefa disponível. Isso proporciona oportunidades de aprendizagem para seus colaboradores, quando eles optam por uma responsabilidade que vai além da sua zona de conforto.
Uma vez que toda a equipe participa da estimativa de esforço — e da divisão das tarefas — todos contribuem e aprendem um com o outro para se tornarem mais eficientes a cada dia. Como resultado, o sentimento de autonomia dá aos membros da equipe mais compromisso e paixão pela execução do projeto.
Quais são os benefícios do SCRUM?
Por propiciar autonomia e dividir tarefas complexas em responsabilidades menores, o SCRUM traz uma série de benefícios para a sua empresa. O trabalho em equipe é otimizado, a motivação dos colaboradores aumenta e o acesso à informação é democratizado.
Além disso, o SCRUM traz uma cultura de melhoria contínua, que faz o desenvolvimento de software ser ainda melhor.
Comentários
Postar um comentário