Conheça as principais certificações em TI e saiba como obtê-las
A cada dia o mercado de Tecnologia da Informação (TI) ganha em competitividade, seja para empresas, seja para profissionais; quanto mais esse mercado cresce, maior se torna a demanda por certificações em TI relevantes ao tipo de serviço prestado.
Isto é, por parte das empresas existe o objetivo de qualificar os próprios serviços e trazer confiabilidade aos clientes, enquanto que, por parte dos profissionais, a meta é ganhar notabilidade e se valorizar no mercado.
Essa vontade — e necessidade — mútua em adquirir valores faz das certificações em TI um propósito em comum, pois somente elas asseguram a capacitação do profissional da área, bem como o seu preparo para assumir posições mais importantes nas organizações.
Sabendo da importância em correr atrás de certificações, você já tem alguma ideia sobre quais delas obter? Caso a resposta seja não, fique despreocupado! Apresentaremos neste artigo as 4 principais certificações em TI da atualidade e o que você precisa ter para conquistá-las.
1. Certified Information Systems Security Professional (CISSP)
A CISSP é uma certificação voltada para a área de Segurança da Informação, sendo esta uma das mais valorizadas do mercado e tendo cerca de 111 mil profissionais certificados.
Não é de exagero algum afirmar que a Segurança da Informação nunca esteve tão valorizada como atualmente; isso se deve a vários fatores, entre eles destacam-se o crescimento e a evolução dos cibercrimes e a inclusão de dados cruciais nos processos de TI.
A certificação CISSP credencia o profissional como um expert em segurança, portanto, ela é destinada aos mais experientes, que têm ao menos 3 anos de experiência como gerente de segurança e, no geral, 5 anos na área de Segurança da Informação.
Fornecedor: Pearson Vue (conheça o treinamento)
Salário anual (segundo pesquisa da Global Knowledge): $121,729
2. AWS Certified Solutions Architect – Associate
A Amazon Web Services (AWS), maior referência em serviços em nuvem do mundo, fornece a certificação AWS Certified Solutions Architect – Associate a profissionais experientes — a partir de 1 ano — em projetos de aplicações e sistemas distribuídos na plataforma AWS.
Ao conseguir a certificação, o profissional comprova sua aptidão para atender as principais necessidades de empresas que trabalham com ambiente em nuvem, como:
- projeção e implementação de sistemas escalonáveis;
- transferência de aplicativos locais para a nuvem;
- seleção dos serviços AWS mais apropriados para determinados processos;
- identificação de mecanismos de controle de custos.
Além da experiência exigida pela AWS, o candidato precisa ter domínio de ao menos uma linguagem de programação, experiência na implementação de ambiente híbrido, capacidade de levantar requisitos e cumprimento das melhores práticas.
Fornecedor: Amazon Web Services
Salário anual: $125,091
3. Information Technology Infrastructure Library (ITIL)
O ITIL é uma certificação em TI indispensável para profissionais que trabalham com o gerenciamento de serviços; afinal, é por meio dessa certificação que o profissional comprova sua competência para otimizar o gerenciamento seguindo as melhores práticas adotadas pelas maiores corporações do mundo.
Entretanto, o caminho para conseguir o certificado é árduo: são 5 livros (publicações ITIL) que devem ser estudados com intensidade e 4 níveis para atingir até que se obtenha o título de Mestre (Foundation, Intermediate, Expert e Master).
Fornecedor: Exin
Salário anual: $103,408
4. Certified in Risk and Information Systems Control (CRISC)
Introduzida em 2010 e acreditada pela American National Standards Institute (ANSI), norma ISO / IEC 17024, a certificação CRISC (leia-se “see-risk”) é a mais valorizada do mercado.
De acordo com o ISACA — que detém os direitos da certificação —, o CRISC destina-se a “reconhecer uma ampla gama de profissionais com conhecimento e capacidade para projetar, implementar e manter um sistema de informações para mitigação de risco empresarial.”
Os requisitos do candidato para obtenção do certificado envolvem a experiência comprovada nas competências:
- avaliação, identificação e monitoramento de riscos;
- monitoramento e manutenção de Sistemas de Informação;
- resposta a riscos;
- implementação e desenho de controles de Sistemas de Informação.
Fornecedor: ISACA
Salário anual: $131,298
Agora queremos saber de você: gostou das certificações em TI que listamos? Acha que o artigo pode ser útil para mais pessoas? Então, compartilhe-o agora mesmo nas redes sociais!
Comentários
Postar um comentário