Saiba já como fazer networking no mercado de TI
Quer crescer na carreira de tecnologia da informação e sonha em ser um profissional reconhecido no mercado? Então, arregace as mangas e comece a fazer networking, que nada mais é do que uma rede de relacionamentos. São as pessoas que você conhece, os empresários que você mantém contato e os clientes conquistados, além de seus amigos e colegas de profissão, é claro.
Para ser um profissional bem-sucedido, não basta ser tecnicamente competente; é importante ter uma boa rede de relacionamentos e ser reconhecido pelas pessoas a sua volta. Então, que tal começar agora mesmo a fazer networking? Leia este artigo e confira dicas importantes para construir uma excelente rede de relacionamentos!
Afinal para que serve o networking?
A rede de relacionamentos é fundamental para o sucesso profissional. Não basta para uma pessoa ser tecnicamente competente, é preciso que o mercado, os clientes, os colegas e as pessoas ao redor reconheçam essa competência.
Ter um bom networking é ter relacionamentos com pessoas que vão indicar o seu trabalho para um cliente, vão contratar você quando precisarem de TI e vão lembrar do seu nome quando souberem de alguma vaga de emprego. Portanto, os relacionamentos que você constrói na vida são essenciais para o sucesso profissional.
Como construir um networking?
Os relacionamentos não aparecem da noite para o dia; é preciso bastante esforço, dedicação e força de vontade. Nas seções abaixo, elencamos algumas das principais dicas para fazer networking. Acompanhe!
Participe de seminários e palestras
Palestras, seminários e congressos são excelentes eventos para adicionar novos contatos em sua rede de relacionamentos. Ao participar desses encontros, você conhecerá profissionais mais experientes e terá a chance de apresentar o seu trabalho a eles.
Ser reconhecido pela comunidade de TI é importante para conquistar mais espaço no mercado. Além disso, você pode aproveitar esses eventos para ter uma participação ativa, como ser palestrante ou liderar um workshop. É uma boa vitrine para mostrar suas habilidades e chamar atenção de outras pessoas.
Faça uso constante das redes sociais
Redes sociais são muito úteis para divulgar as suas habilidades profissionais, não apenas as pessoais. Dê atenção especial ao LinkedIn. Essa rede é especializada no setor corporativo, e é ali que muitas empresas de recursos humanos vão buscar talentos.
Renove seu perfil periodicamente, acrescentando os últimos trabalhos e habilidades que você adquiriu. Aproveite para compartilhar artigos e conteúdos relevantes, que possam ser úteis para seus colegas e que exponham as suas áreas de interesse.
Seja interessado, não interesseiro
Muita gente confunde a rede de relacionamentos com relacionamentos por interesse, mas há diferenças claras entre elas. Quando um profissional faz networking, ele se interessa por contatos profissionais e se coloca claramente como um agente do mercado. Transparência acima de tudo!
Lembre-se de que ao construir o networking, você não será apenas ajudado, mas também vai ajudar os outros. Indique seus amigos para outras pessoas e fale bem deles no mercado.
Crie uma rotina
Desenvolver relacionamentos pode ser algo natural para algumas pessoas, mas para muitos requer bastante esforço e energia. Por isso, é importante criar uma rotina. Anote na agenda os eventos que você pode participar, reserve um dia do mês para atualizar as redes sociais e entrar em contato com pessoas da sua rede.
Sem a rotina, existe uma chance muito grande de você adiar constantemente o desenvolvimento da rede e não fazer networking. Uma boa dica é estabelecer metas: por exemplo, em seis meses, obter 50 novos contatos profissionais.
Se você gostou das dicas do post, aproveite e siga a nossa empresa no Facebook para acompanhar nossas atualizações!
Comentários
Postar um comentário