O que é um gargalo de produção e como solucioná-lo?
A expressão “gargalo de produção” é muito conhecida no meio corporativo, sendo associada a obstáculos no sistema produtivo. Quando se consegue eliminar ou administrar bem os gargalos de produção, é possível reduzir significativamente os custos operacionais, melhorar o desempenho da equipe e potencializar os lucros do negócio.
Então, vamos ver o que é mesmo um gargalo de produção, como solucionar esses problemas e como evitar que eles sejam recorrentes? Leia o nosso post e veja tudo o que você precisa saber sobre gargalos de produção. Acompanhe!
O que é gargalo de produção?
Gargalo de produção é o nome dado a qualquer obstáculo que possa interferir nos processos produtivos de uma empresa. Eles comprometem a qualidade dos produtos ou serviços prestados e afetam a lucratividade do negócio. Podem surgir em qualquer etapa da produção, resultando na redução do desempenho da equipe e impactando negativamente os resultados do setor.
Para ficar mais fácil entender, os gargalos são como uma âncora em um navio: pois mais potente e robusto que o navio seja, é praticamente impossível atingir uma grande velocidade se existe um obstáculo impedindo o seu máximo desempenho.
Assim, mesmo que tudo esteja funcionando perfeitamente, enquanto a âncora não for levantada o navio não poderá trabalhar de maneira adequada.
Vamos trazer essa realidade para os ambientes corporativos, nos quais todas as tarefas e processos fazem parte de um sistema. Imagine como pode ser prejudicial para a empresa possuir etapas em que o desempenho não é satisfatório. Por exemplo, a lentidão em uma etapa certamente comprometerá a agilidade das etapas posteriores.
De modo geral, as inconsistências ocasionadas pelos gargalos podem interferir bastante na rentabilidade do negócio, ao afetar o relacionamento com os consumidores ou clientes, desajustar a dinâmica dos processos e limitar a produtividade da companhia. Por isso, é fundamental que se busque formas de corrigi-los ou contorná-los.
Como identificar gargalos de produção?
A identificação de gargalos deve fazer parte da rotina da empresa. As vistorias em todos os setores, processos, sistemas e máquinas, por exemplo, podem diminuir significativamente a ocorrência desse problema e, consequentemente, evitar maiores prejuízos para as atividades empresariais.
Vejamos, a seguir, algumas formas de identificar gargalos:
Faça o mapeamento dos processos
O primeiro passo para se evitar inconsistências dentro de uma organização é conhecer bem todos os processos que a compõem. Ter domínio das atividades, bem como dos seus pontos fortes e fracos, é a maneira mais eficaz de não sofrer com os gargalos.
Nesse contexto, o mapeamento de processos atua com essa finalidade. A partir dele, é possível ter um controle total dos processos empresariais. Por meio de estatísticas, das métricas de desempenho e de outros recursos, encontrar falhas é muito mais simples e rápido, já que nada foge aos olhos dos responsáveis.
Elabore estratégias de identificação de problemas e suas respectivas causas
Elabore uma lista com os problemas mais recorrentes e críticos da organização, que estão limitando o seu desempenho produtivo. Procure informações com os responsáveis pelos setores, assim como os profissionais que atuam diretamente com os processos.
Esse tipo de medida é fundamental para que sejam apontados os erros existentes, bem como aqueles que estão na iminência de ocorrerem.
Desenvolva um plano de ação
Faça um plano de ação com objetivos e medidas a serem adotadas nos setores em que os gargalos ocorrem. Novamente, inclua a participação de todos os responsáveis, mantendo a equipe empenhada e comprometida na execução do planejamento.
Utilize a tecnologia como uma aliada
Atualmente, é praticamente impossível desempenhar qualquer tarefa sem que haja um recurso tecnológico capaz de auxiliá-la. Sabendo disso, busque inovar com soluções, equipamentos e ferramentas tecnológicas que sejam úteis na identificação de gargalos de produção.
Softwares de gestão, por exemplo, podem fornecer o suporte necessário para uma identificação mais precisa e ágil. Além disso, podem ajudar a desenvolver uma estratégia para solucionar os gargalos com maior facilidade.
Pesquise soluções alternativas
Muitas vezes, as melhores soluções vêm de onde menos se espera. Por isso, é fundamental também avaliar o mercado e outras empresas, a fim de saber como elas lidam com a solução dos seus gargalos.
A leitura externa do mercado é, sem dúvida, uma forma estratégica de se obter informações relevantes sobre quais medidas podem ser adaptadas à realidade do seu negócio.
Como solucionar os gargalos de produção?
Eliminar totalmente, ou, pelo menos, administrar melhor os problemas de produção é a melhor forma de reduzir os prejuízos financeiros. Dentre as melhores maneiras de lidar com gargalos de produção, podemos citar:
Avaliação de todos os processos
Para encontrar problemas no processo produtivo, é necessário conhecer bem todos os procedimentos e as tarefas envolvidas. Somente assim é possível identificar quais são os gargalos que provocam atrasos, perdas ou até mesmo aumento de custos operacionais.
É aconselhável realizar um mapeamento de todas as etapas produtivas da empresa, facilitando o acompanhamento e a avaliação de todos os processos e possibilitando a detecção de falhas com maior facilidade.
Monitoramento dos resultados
Após ter todos os processos mapeados e as tarefas conhecidas, é necessário acompanhar e monitorar os resultados. Conhecendo a tendência de produção, é possível detectar o aparecimento de falhas nos processos e até mesmo evitar que gargalos já solucionados retornem e afetem os resultados.
É importante também monitorar as ações e avaliar se os resultados ou as modificações aplicadas têm sido satisfatórias ou não. Uma ótima forma para monitorar os resultados é por meio do uso de indicadores.
Implantação de indicadores
O uso de KPIs (Key Performance Indicators) é fundamental para a garantia da qualidade dos produtos ou serviços prestados. Utilizando esses indicadores, que são métricas de acompanhamento de processos, consegue-se monitorar toda a cadeia produtiva e comparar os dados obtidos com resultados anteriores.
Essa ferramenta, além de possibilitar a detecção de gargalos na produção, permite também estipular e acompanhar metas a serem alcançadas.
Treinamento e capacitação dos funcionários
Manter uma equipe bem treinada é fundamental para que os colaboradores sejam capazes de detectar falhas e buscar melhorias no processo produtivo. Funcionários capacitados podem enxergar soluções e apontar ideias de aperfeiçoamento de tarefas, garantindo o desempenho do negócio e o fato de que as barreiras interfiram o mínimo possível nos resultados.
Portanto, sempre que possível, forneça treinamento adequado para o time e incentive a produtividade e o crescimento profissional dos colaboradores. Dessa forma, você estará no caminho certo para manter elevadas a qualidade e a produtividade.
Ficou claro o que é um gargalo de produção? Agora que você sabe o que deve ser feito para solucionar essas barreiras, compartilhe sua opinião. Deixe seu comentário!
Comentários
Postar um comentário