Philip Kotler: Tudo que você precisa saber sobre o guru do Marketing!


O nome mais famoso no ensino e no planejamento de marketing, autor dos livros e das teorias mais citadas em marketing. Referência na literatura acadêmica de Administração, Economia, Marketing e Publicidade, Philip Kotler nasceu em 1931, na cidade de Chicago.

Philip Kotler, estudou na Universidade DePaul, concluiu mestrado em economia na Universidade de Chicago, e doutorado no Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT). Realizou pós-doutorado em Matemática, na Universidade Harvard, e posteriormente em Ciências do Comportamento, na Universidade de Chicago.

No fim da década de 60, começou a trabalhar como analista em Pittsburgh e a lecionar Marketing Internacional na Kellog Graduate School of Management da Northwestern University. Foi eleito pela American Marketing Association o “líder em pensamento de marketing”.

Também trabalhou como consultor para grandes empresas como a AT&T, IBM, Shell, Bayer, Ford, Levis e Merck, sendo proprietário da “KMG” – Kotler Marketing Group.

No meio acadêmico e mercadológico, é considerado o pioneiro no setor das estratégias de práticas de mercado. Seus livros , até os dias atuais, são adotados pelos cursos acadêmicos.

É palestrante em todo mundo. Como cronista já publicou mais de cem artigos em grandes veículos impressos seculares e específicos como a Harvard Businnes Review e The Journal of Marketing.

Além de conceitos e teorias, em suas obras apresenta o marketing como uma orientação fundamental para qualquer ideia e investimento. Sempre é necessário que a empresa, ao constituir suas bases organizacionais, estabeleça de modo claro a sua missão e objetivos.

Entre as suas obras destacam-se : “Administração de Marketing”, este lançado em 1967; “Marketing de A a Z”; “Os Dez Pecados Mortais do Marketing para o século XXI”, entre outros, a baixo esta a lista de livros em português:

  • Administração de Marketing: A Bíblia do Marketing
  • Marketing no Setor Público
  • Princípios de Marketing 
  • Dez Pecados Mortais do Marketing 
  • Gestão de Marcas em Mercados
  • Introdução ao Marketing
  • Marketing de A a Z: 80 Conceitos que Todo Profissional Deve Saber
  • Marketing de Lugares 
  • Marketing Esportivo
  • Marketing Essencial: Conceitos Estratégias e Casos
  • Marketing Lateral
  • O Marketing sem Segredos
  • Construção de Biomarcas Globais: Levando a Biotecnologia ao Mercado
  • Marketing de Alta Visibilidade
  • Marketing em Ação
  • Marketing de Serviços Profissionais
  • Marketing Estratégico para Instituições Educacionais

Comentários

Postagens mais visitadas