ERP e CRM: quais são as diferenças?
ERP e CRM são duas formas valiosas de entregar soluções às empresas por meio de softwares. Ambos contribuem para o aumento da taxa de rentabilidade do negócio e são semelhantes em muitos aspectos. Porém, cada sistema é usado para gerenciar e alcançar diferentes objetivos do negócio.
Estes sistemas sobrepõem-se individualmente em algumas áreas, mas podem ser completamente integrados em outras. No entanto, como as suas funcionalidades são diferentes, é melhor para o gestor estudar cada um separadamente. Assim, fica mais fácil identificar o verdadeiro papel deles na melhoria da eficiência e aumento das vendas.
Acompanhe o post e entenda as diferenças entre ERP e CRM.
O que é CRM?
CRM é uma abreviatura para Customer Relationship Management, ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, em tradução livre. É utilizado para promover e monitorar melhores interações com os clientes, seja na venda de produtos, seja em serviços.
É uma estratégia de negócios que ajuda os gestores a entenderem melhor os clientes da empresa, bem como reter, prestar um atendimento adequado, conquistar novos clientes e aumentar a lucratividade com as vendas.
Em muitos aspectos, o CRM depende fortemente da tecnologia, como softwares, que permitem captar, gerir e cruzar os dados para gerar informações de alto valor sobre o cliente.
Um software de CRM pode ser utilizado para criar campanhas de marketing, visualizar todo o histórico de interação de um cliente com o negócio e usá-lo para simplificar as tarefas de vendas diárias.
O que é ERP?
ERP é a abreviatura de Enterprise Resource Planning, cuja tradução livre é Planejamento de Recursos Empresariais. Trata-se de um software voltado especificamente para o gerenciamento do negócio.
Ele possibilita a integração das operações e informações entre os setores da empresa em um único sistema, tornando mais precisos os processos de planejamento de produtos e serviços, desenvolvimento, processos de fabricação, recursos humanos, finanças, vendas, marketing e outros.
De maneira geral, uma solução de ERP contribuirá para melhorar a eficiência operacional reduzindo gastos gerados com o desperdício de recursos na empresa.
Quais as diferenças entre ERP e CRM?
Embora semelhantes, os sistemas de ERP e CRM usam diferentes abordagens para aumentar os lucros da empresa. Enquanto o ERP se concentra mais na automação e otimização de processos para a redução dos custos, o CRM trabalha para aumentar os lucros gerando maior volume de vendas.
E qual o melhor para sua empresa? Clique aqui e descubra.
Comentários
Postar um comentário