Entenda o papel do compliance na segurança da informação
Para se manter seguras e lucrativas, empresas de qualquer setor precisam investir em compliance da informação, visto que é ela um de seus maiores patrimônios. Quando falamos em informação, estamos nos referindo a qualquer ativo, conteúdo ou dado gerenciado ou desenvolvido pela organização, que deve ser protegido de maneira adequada e compatível com a missão que detém.
É esse o motivo de a segurança da informação ser uma das maiores preocupações de um gerente de TI. Ela interfere diretamente na credibilidade da empresa perante o mercado e pode significar maiores lucros ou perdas, dependendo de como for aplicada.
Mas, para entender o conceito de compliance aplicada à segurança da informação, precisamos entender do que ele trata. Vamos nos aprofundar um pouco mais no assunto!
Afinal, o que é compliance?
Compliance vem do termo inglês “comply”, que significa ‘agir dentro das regras’. Com isso, já é possível ter uma ideia do que o compliance quer dizer dentro de uma empresa. Em termos práticos, é ter práticas alinhadas com normas, controles externos e internos, além de políticas e diretrizes da organização.
O compliance busca assegurar que a empresa e seus funcionários estão cumprindo à risca todas as normas dos órgãos de regulamentação e da própria organização. Isso é válido para todas as esferas, seja trabalhista, fiscal ou contábil, permeando também a segurança da informação.
Como o compliance é aplicado à segurança da informação?
Mesmo realizando regulamente auditorias internas e externas para checar a conformidade dos processos na empresa, a segurança da informação ainda é uma preocupação para gestores de TI.
O compliance é uma forma de garantir que a política de segurança está sendo cumprida, dando, assim, mais tranquilidade ao seu trabalho e às atividades da organização como um todo. Um bom trabalho de compliance deve ser aliado a uma solução de segurança digital, para assegurar a proteção dos dados corporativos.
Quando falamos em solução de segurança digital, não estamos nos referindo somente ao software ou hardware. É necessário desenhar qual estratégia implementar para assegurar a segurança da informação, sem interferir na realização do trabalho diário dos funcionários.
Por isso, veja o passo a passo de como implementar uma estratégia de compliance da informação na sua empresa.
Comentários
Postar um comentário