Como a gamification auxilia no aumento da produtividade?
Na prática, quando o foco é ganho de produtividade para os funcionários, as empresas usam elementos comuns de jogos, como rankings, placares, pontuação, estratégias, puzzles, quizzes, disputas coletivas, enfim, tudo que puder estimular uma competitividade sadia internamente.
Mas não é só isso. É importante entender, mais especificamente, como a gamificação ajuda no aumento de performance em uma empresa e como suas estratégias são aplicadas. Então, se você quer saber mais, acompanhe este texto!
Impulsiona a participação em treinamentos
Os cursos e workshops de capacitação por si sós já teriam essa função de aumentar a produtividade, só que nem sempre são atrativos o suficiente para os participantes. Com a gamification, esses treinamentos podem se tornar mais dinâmicos e desafiadores, fazendo os colaboradores se sentirem estimulados e não entediados por ser mais uma obrigação.
Você pode incluir jogos de perguntas e respostas ou desafios coletivos para tornar seus treinamentos mais intensos e, consequentemente, mais produtivos.
Melhora a entrega de resultados em curto prazo
Quando voltados para o ganho de desempenho, a gamificação deve trabalhar com metas e desafios diários ou semanais. A intenção é fazer os funcionários se engajarem e trabalharem intensamente desde o início do projeto, pois os programas de incentivo tradicionais estipulam objetivos com prazos tão longos que os colaboradores acabam deixando para fazer tudo tardiamente.
Sua empresa poderia, por exemplo, incluir rankings e recompensas diárias (simbólicas, de reconhecimento e não materiais ou financeiras) para destacar os funcionários e grupos com o melhor desempenho.
Leia matéria completa aqui!
Comentários
Postar um comentário