Entenda como aplicar a metodologia lean em TI
O setor Tecnologia da Informação ganha cada vez mais força dentro das empresas e exerce um papel central nos mais variados modelos de negócios. É preciso que essa seja uma área em evolução constante e capaz de entregar soluções em uma velocidade cada vez maior, mas sem perder a qualidade. Um grande desafio, mas que pode ser facilmente alcançado através da aplicação da metodologia Lean. Quer conhecer mais a respeito? Continue a leitura!
O que é a metodologia Lean?
Ela é baseada no Sistema Toyota de Produção desenvolvido pelo lendário executivo Taiichi Ohno em um Japão arrasado moral e financeiramente após a derrota na Segunda Guerra Mundial. Com o país em reconstrução era necessário evitar desperdícios, humanos e financeiros, e conseguir produzir ainda mais com menos recursos.
A solução foi encontrar uma técnica que usasse a limitação de material humano a seu favor ao formar equipes mais enxutas, mas que compensavam a “falta de tamanho” com mais agilidade na entrega. Em suma, é uma filosofia centrada em criar mais valor com menos trabalho.
Os pontos-chave da metodologia Lean são: a Qualidade total imediata; a Minimização do desperdício; Melhoria contínua; Produtos retirados diretamente pelo cliente final; Flexibilidade e a construção e manutenção de relações duradouras com os principais fornecedores sempre visando a negociação de melhores contratos.
Conheça agora as principais vantagens que a metodologia Lean pode trazer para a sua empresa, especialmente no setor de TI:
Mais eficiência
Ambientes tecnológicos exigem atualização constantemente. Não podem existir brechas para a ocorrência de problemas e falhas. É necessário antever instabilidades, evitar desperdícios e promover a evolução contínua do setor. Esse são três dos eixos fundamentais de uma metodologia Lean bem aplicada.A filosofia Lean é capaz de criar sistemas mais integrados a todos os processos, capazes de superar com a maior velocidade possível todos os obstáculos que impedem os desenvolvimentos de projetos e tornam os procedimentos cada vez mais seguros e confiáveis.
Leia matéria completa aqui.
Comentários
Postar um comentário