O que é o Marketing pessoal e porque ele é importante?
No mercado de trabalho praticamente todos já tiveram alguma situação em que alguém fez exatamente a mesma coisa que você e foi promovido, recebeu um salário melhor, um cargo melhor ou qualquer outra coisa do tipo.
Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, onde as pessoas estão cada vez mais qualificadas e capazes de executar mais atividades em espaços curtos de tempo, a maneira como as outras pessoas te veem é um fator importante no seu processo de crescimento.
Mas o que exatamente é marketing pessoal?
Quando falamos de produto sabemos que existem diversas ações para que ele seja percebido, notado e considerado pelo mercado. Esses esforços visam produzir um número maior de vendas e percepção de seu valor através da publicidade, por exemplo.
O Marketing Pessoal funciona da mesma maneira. É uma maneira de ser notado, percebido, fazer com que seu nome seja sinônimo de valor e essas ações trazem inúmeros benefícios a sua carreira e na sua vida pessoal. Essa percepção fará com que as pessoas conheçam suas capacidades, competências habilidades e conquistas.
Existem pessoas com competências e feitos excepcionais que não utilizaram o Marketing Pessoal e por isso não são lembradas nem vistas. Em contrapartida, outras que tiveram acesso as ferramentas e ações do marketing pessoal são percebidas até hoje como referência em suas áreas de conhecimento.
Você conhece algum outro CEO de uma empresa de tecnologia tão significativo quanto Steve Jobs? Ou um jogador de futebol tão conhecido como Pelé? Esses profissionais tiveram grandes feitos em suas vidas, mas só se tornaram extremamente conhecidos porque seus feitos foram repassados e divulgados utilizando técnicas de marketing para seus feitos pessoais.
É claro que o conteúdo importa. Esses profissionais nunca teriam sido reconhecidos se não tivessem realmente tido grandes feitos em suas vidas, mas eles nunca teriam a projeção que tiveram se guardassem os seus maiores feitos para si.
Leia matéria completa aqui.
Comentários
Postar um comentário