NOVOS SERVIÇOS E MARKETING DIGITAL SÃO ARMAS CONTRA A CRISE
Melhorar a gestão não é a única solução para aumentar o lucro de bares e restaurantes durante a crise. Para faturar mais, o empreendedor do setor precisa investir em novos serviços e levar o negócio para o mundo digital. Essa foi a maior lição dos empresários que participaram do segundo dia do PEGN Labs, evento promovido pela revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” e pelo GLOBO. Uma das principais atrações do Rio Gastronomia, o encontro oferece conteúdo qualificado, dicas de gestão, informações de mercado e networking com empresários e especialistas do setor.
Para compensar o movimento baixo nos restaurantes, uma das saídas é criar seus próprios produtos e atuar no varejo, afirma Cristiana Beltrão, fundadora do Bazzar. Com o objetivo de diversificar sua atuação, ela lançou uma linha de produtos que inclui molhos, cafés e doces, oferecidos em 800 pontos de venda no Brasil e no exterior. “A estratégia fez com que a Bazzar chegasse a novos mercados, entre eles Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão e Alemanha”, diz. “E a internacionalização me ajuda a enfrentar a crise", diz.
Danio Braga, fundador da pousada e restaurante Locanda Della Mimosa, localizada em Petrópolis, decidiu apostar em novos serviços para aumentar a receita, que vinha caindo nos últimos meses. “Festas de casamento, que traziam um faturamento bom, não seguram mais as contas”, diz. “Depois de pesquisar e refletir muito, ampliei o portfólio de serviços. Agora faço leilão de vinhos, organizo eventos corporativos e ofereço diversos tipos de cursos de gastronomia. Além disso, produzo massas, cervejas e geleias”, diz. Para compensar o movimento baixo nos restaurantes, uma das saídas é criar seus próprios produtos e atuar no varejo, afirma Cristiana Beltrão, fundadora do Bazzar. Com o objetivo de diversificar sua atuação, ela lançou uma linha de produtos que inclui molhos, cafés e doces, oferecidos em 800 pontos de venda no Brasil e no exterior. “A estratégia fez com que a Bazzar chegasse a novos mercados, entre eles Estados Unidos, França, Inglaterra, Japão e Alemanha”, diz. “E a internacionalização me ajuda a enfrentar a crise", diz.
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