Marketing da gourmetização
Você está no mercado fazendo suas compras de mês e vai escolher o suco. Em uma prateleira, encontra um artificial de manga, sem muitas informações sobre a procedência do produto na embalagem. Em contrapartida, há o suco de uma outra marca, cuja embalagem fala de sustentabilidade, produção artesanal, promessa de gomos da própria fruta, produto orgânico etc. O preço? Obviamente muito superior ao do concorrente, porém, mesmo assim, você se sente tentado a levá-lo para casa. Mas, afinal de contas, será mesmo que os dois produtos se diferenciam tanto assim?
A verdade é que o mero cuidado de dar uma roupagem mais saudável, natural e gourmetizada para um produto faz, com muita facilidade, que suas vendas aumentem. Isso não ocorre somente porque a embalagem agrada aos nossos olhos. A verdade é que a percepção, em nosso cérebro, de um produto muda dependendo da forma como ele é apresentado.
Em 2011, os pesquisadores Caglar Irmak, Beth Vallen e Stefanie Rosen Robinson publicaram um estudo na revista acadêmica “Journal of Consumer Research”, o qual mostrou o impacto da mudança de nomes em produtos alimentícios. Pessoas que fazem dieta tendem a recusar alimentos que pareçam excessivamente calóricos, mas a pesquisa mostrou que os mesmos produtos têm aceitação diferente só com a mudança de nome.
Comentários
Postar um comentário