Marketing da gourmetização



Você está no mercado fazendo suas compras de mês e vai escolher o suco. Em uma prateleira, encontra um artificial de manga, sem muitas informações sobre a procedência do produto na embalagem. Em contrapartida, há o suco de uma outra marca, cuja embalagem fala de sustentabilidade, produção artesanal, promessa de gomos da própria fruta, produto orgânico etc. O preço? Obviamente muito superior ao do concorrente, porém, mesmo assim, você se sente tentado a levá-lo para casa. Mas, afinal de contas, será mesmo que os dois produtos se diferenciam tanto assim?
Expressões comumente usadas para
seduzir o consumidor
Direto do
produtor
Zero
Lactose
Homemade
100% natural
Sem glúten
Gourmet
Selection
Linha gold
Fit
IOGURTE
PICOLÉ
BRIGADEIRO
IOGURTE GREGO
OU FIT
PALETA MEXICANA
BRIGADEIRO
GOURMET
FILÉ DE TILÁPIA
VITAMINA
SORVETE DE FRUTAS
FILÉ DE SAINT
PETER
SMOOTHIE
SORBET DE FRUTAS
A verdade é que o mero cuidado de dar uma roupagem mais saudável, natural e gourmetizada para um produto faz, com muita facilidade, que suas vendas aumentem. Isso não ocorre somente porque a embalagem agrada aos nossos olhos. A verdade é que a percepção, em nosso cérebro, de um produto muda dependendo da forma como ele é apresentado.
Em 2011, os pesquisadores Caglar Irmak, Beth Vallen e Stefanie Rosen Robinson publicaram um estudo na revista acadêmica “Journal of Consumer Research”, o qual mostrou o impacto da mudança de nomes em produtos alimentícios. Pessoas que fazem dieta tendem a recusar alimentos que pareçam excessivamente calóricos, mas a pesquisa mostrou que os mesmos produtos têm aceitação diferente só com a mudança de nome.



Comentários

Postagens mais visitadas