Por que é fundamental que os profissionais de TI se especializem na área?
No mercado de trabalho atual, ter uma boa graduação e experiência são requisitos mínimos para os profissionais de TI conseguirem um posto de trabalho. Mas com a contínua evolução dessa área, é importante se especializar para não ficar para trás, obter reconhecimento e conseguir uma remuneração diferenciada.
Você tem vontade de fazer uma especialização na área de TI? Tem dúvidas sobre o tema? Então não deixe de acompanhar esse artigo.
A importância da especialização
A imagem do funcionário inteligente e introspectivo já não é mais tão comum para ilustrar os profissionais de TI dos dias de hoje. Agora, as empresas buscam por profissionais que sejam proativos, ágeis, curiosos, com visão de mercado, de gestão e que tenham uma boa especialização no seu currículo.
Como se trata de um setor que passa por mudanças rápidas e constantes, as organizações dão preferência a colaboradores que buscam o aprimoramento profissional, com habilidades multidisciplinares e de trabalho em grupo.
Existem diversas áreas nas quais os profissionais de TI podem se especializar. Veja algumas delas:
- Administração de Banco de Dados;
- Administração de Redes e Cloud Computing;
- Arquitetura da Informação;
- Big Data;
- Business Intelligence;
- Desenvolvimento de Aplicações e Games para Dispositivos Móveis;
- Desenvolvimento de Aplicações Java;
- Engenharia de Software Orientada a Serviços;
- E-Commerce;
- Gestão da Inovação para a Competitividade;
- Gestão de Projetos com Práticas do PMI®;
- Gestão de Tecnologia da Informação;
- Gestão Estratégica de Negócios;
- Governança e Inovação de Tecnologias Digitais com Sustentabilidade;
- Processamento de Dados;
- Programação;
- Qualidade de Software;
- Segurança Computacional e Computação Forense;
- Segurança da Informação;
- Sistemas de Gestão Empresarial – ERP-SAP®;
- Suporte Técnico em Informática.
Opções não faltam. E você, está pronto para sair de sua zona de conforto e começar uma especialização?
7 Motivos para os profissionais de TI buscarem uma especialização
1. Adquirir conhecimentos específicos
O setor de TI é amplo e oferece diversos tipos de oportunidades. Ao escolher uma determinada área e se aprofundar nela, o profissional se diferencia, tornando-se um especialista. Isso pode trazer muitas contribuições para a empresa e fazer com que ele cresça na sua carreira.
Além disso, a especialização é uma boa oportunidade para a pessoa aprender cada vez mais sobre o que ela gosta, se tornar um profissional de ponta e ficar na mira das empresas de TI.
2. Ampliar sua visão de negócios
Na atualidade, os profissionais de TI precisam alinhar seus conhecimentos teóricos e práticos a um olhar de gestor, com ênfase na eficiência de processos e foco nos resultados.
As organizações esperam que o colaborador conheça o negócio e utilize todas as suas habilidades de modo a encontrar soluções, reduzir custos, elevar os resultados, além de garantir a segurança da informação dentro do ambiente corporativo.
Portanto, ter uma visão de negócios ampla é uma competência fundamental, que pode ser desenvolvida e trabalhada em um curso de especialização, para que a tecnologia seja utilizada de maneira prática, para que a empresa se torne cada vez mais eficiente e competitiva, agregando maior valor ao profissional que promove tais mudanças.
Comentários
Postar um comentário